Açores revalidam título de melhor destino turístico “verde” da Europa

22/05/2013

2013-06-03 13:21

Os destinos candidatos foram avaliados por uma equipa internacional que utilizou mais de 100 indicadores sobre vários aspectos da sustentabilidade.

A ilha açoriana de Santa Maria Paulo Ricca

  1. Açores

O arquipélago dos Açores voltou a ser classificado, à semelhança de 2012, como o melhor destino turístico “verde” da Europa, um galardão atribuído pela European Coastal and Marine Union (EUCC), revelou a presidência do Governo Regional dos Açores.

A cerimónia oficial da entrega dos prémios anuais QualityCoast, em Malta, decorreu na segunda-feira, durante o Dia Europeu do Mar, tendo os Açores levado a melhor sobre mais de mil destinos turísticos europeus avaliados em termos de sustentabilidade.

Os destinos candidatos foram avaliados por uma equipa internacional que utilizou mais de 100 indicadores abrangentes de todos os aspectos da sustentabilidade, nomeadamente a natureza, meio ambiente, identidade local e cultural, turismo e negócios e ainda comunidade anfitriã e segurança.

“Os Açores lideram a lista do turismo verde desde Maio 2012”, destacou em comunicado a presidência do Governo Regional dos Açores.

Já a organização dos prémios ‘QualityCoast’ sublinhou que os Açores tiraram vantagem da sua política de produção tradicional, especialmente no que diz respeito ao vinho, queijo, fruta, chá e atum.

Para além disso, a região tem conseguido ultrapassar a desvantagem económica provocada pela proibição internacional à baleação comercial através da incrementação da observação de cetáceos.

O ‘QualityCoast’, apoiado pela Comissão Europeia, é o maior programa de certificação internacional independente para destinos sustentáveis de turismo.

Desde 2007, mais de 140 destinos turísticos em 23 países foram seleccionados para um prémio ‘QualityCoast’, entre cidades costeiras, estâncias turísticas e ilhas.

“Os prémios ‘QualityCoast’ são um reconhecimento pelo esforço dos destinos em preservar e desenvolver o turismo, não apenas nos aspectos visíveis que são avaliados, tais como o património natural, mas também nas políticas e planos de gestão, que têm em conta os princípios do desenvolvimento sustentável”, lê-se no comunicado.

A European Coastal & Marine Union é uma associação com sede na Holanda que conta com membros e organizações de 40 países, tendo sido criada em 1989 com o objectivo de promover a protecção das zonas costeiras.

http://www.publico.pt/local/noticia/acores-revalidam-titulo-de-melhor-destino-turistico-verde-da-europa-1595227

Viagens & Pacotes
Frota
Serviços
Notícias & Curiosidades
Fotos & Videos
Quem somos
Missão
Contactar
Área reservada
Termos & Condições
Ajuda